domingo, 4 de março de 2007

O Organon da Arte de Curar


"Organon da Arte de Curar" é o título da obra fundamental da doutrina homeopática, escrita por seu fundador Samuel Hahnemann. Após a primeira edição, em 1810, foram publicadas mais cinco. A segunda em 1819, (onde surgiu o título definitivo); a terceira em 1824; a quarta em 1829; a quinta em 1833, que foi a que mais se difundiu por todo o mundo, e a sexta, e última, que é póstuma e só foi editada em 1921, porque apesar de inteiramente revista, Hahnemann faleceu antes de terminar os entendimentos com seus editores. Cada edição era melhorada com novos ensinamentos adquiridos da sua experiência, disciplina e profunda capacidade de observação e espírito crítico, sem contudo nunca ter alterado seus princípios fundamentais em nenhuma edição. Hahnemann tinha a capacidade de percepção dos fatos, que para J.T Kent significa ver com entendimento.
Todas as edições originais foram publicadas em alemão, mas contam-se traduções para quase todos os idiomas vivos, inclusive para o português, em 1847, pelo Dr. João Vicente Martins, que foi discípulo do Dr. Benoit Jules Mure, o introdutor da homeopatia em nosso pais, edição hoje de enorme valor histórico.
Ao afirmar os princípios da homeopatia o ORGANON também estabelece os princípios do exercício da medicina, pois seu corpo doutrinário compreende todos os fundamentos da arte médica a ser exercida pelo homeopata e os seus ideais, desde a conduta médica até as definições de doença e saúde, e o preparo, experimentação e aplicação de medicamentos. Portanto, apresenta uma estrutura filosófica completa, baseada nas leis do Criador, existentes na natureza, e descobertas por Hahnemann, que são aplicadas para esclarecer os fenômenos que ocorrem nos seres vivos no estado de saúde e de doença e como atuar sobre eles , para que o ser retorne naturalmente ao estado de equilíbrio, harmonia e plenitude, isto é, de saúde, para que possa cumprir com os altos fins que a existência lhe destina.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom-dia, gostava de comprar o livro mas tenho tido dificuldade em encontra-lo, poderia indicar onde comprar? Parabéns pelo blog



emanuel.tendeiro@gmail.com

Anônimo disse...

Oi tenho mioma e um cisto de naboth posso usar babosa como?
Meu email gilvania.anja@hotmail.com