domingo, 4 de março de 2007

As Leis da Homeopatia


A Homeopatia é uma ciência e tem bases bem consolidadas. Hahnemann através de seu espírito investigativo e da cuidadosa observação da sua prática diária enunciou os 4 pilares da Homeopatia que são:






              • A experimentação no homem são;


              • A lei de semelhança;


              • O medicamento único;


              • As diluições sucessivas e dinamizadas.

              A experimentação no homem sadio

              Segundo Hahneman, o experimentador deveria: "ser antes de tudo uma pessoa fidedigna e conscienciosa", deveria durante o experimento, expressar com sinceridade todos os seus sintomas, devendo possuir uma clareza suficiente paraser capaz de expressar e descrever suas sensações.



              A lei de semelhança



              Os sintomas emocionais e mentais relatados pelo experimentador (homem sadio), são cuidadosamente anotados no que é chamado de Matéria Médica Homeopática. O Homeopata ao deparar-se com um doente com sintomas semelhantes aos relatados durante a experimentação, indica o medicamento que deve cobrir a maioria dos sintomas do doente. O medicamento passa a induzir o organismo a reagir contra a doença instalada curando o paciente.



              Doença =====> <=== Resposta do organismo



              A Homeopatia gera uma pseudo doença, induzindo o organismo a responder com maior vigor:



              Doença =====> <=== Resposta do organismo



              Pseudo doença =======> <==== Resposta do organismo

              Em algumas horas a falsa doença gerada pela Homeopatia se esvanece, ficando ainda o organismo respondendo de forma mais forte até a extinção da doença, ou seja, até reequilibrar-se completamente.

              Doença =====> <=== Resposta do organismo <==== Resposta do organismo

              O medicamento único

              Hahnemann recomendava a utilização do medicamento único (Organon, parágrafo 273)

              " em nenhum caso de tratamento é necessário e , por conseguinte, não é admissível administrar a um doente mais do que uma única e simples substância medicamentosa de cada vez.

              Essa recomendação fundamentava-se na dificuldade de avaliar o caso, com a utilização de vários medicamentos aos mesmo tempo.

              Medicamento dinamizado e diluído

              Hahnemann preconiza que as substâncias sejam diluídas e dinamizadas, para que estimulem de forma mais eficaz o restabelecimento da saúde dos pacientes sem agressões ao organismo, as chamadas "contra-indicações" dos medicamentos quimicos.





              4 comentários:

              Ivana disse...

              Olá,
              Gostei muito das informações que estão no seu blog!!
              Conhecia a homeopatia ha alguns anos de ouvir falar sobre ela ter principios naturais para a cura, mas só neste ano vim conhece-la quase toda; ainda ha muitas coisas que tenho que descobrir sobre ela mas desde esse tempo que a conheço ja me coloquei ao lado dela. É a medicina que eu queria pra mim.
              Eu tenho 18 anos e ainda estou me decidindo sobre a carreira, mas ja estou quase certa do que quero, e acho que a medicina homeopatica é uma otima opção para ser saudavel.
              gostaria de saber onde você estudou, e como foi sua escolha pela carreira.
              Denise.

              Carlos Rovere disse...

              Olá Ivana ou Denise,

              Na verdade não sou médico. Fiz o curso de extensão em Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa. Você pode obter informações sobre o curso no site: www.homeopatias.com
              Realmente ví muitas coisas boas acontecendo com o uso da Homeopatia. Acho que você está no caminho correto. Parabéns!

              Estou a disposição para maiores esclarecimentos sobre o curso ou para tirar dúvidas relacionadas a Homeopatia que estiverem ao meu alcance.

              Um abraço,

              Carlos Rovere

              Unknown disse...

              Existe homeopatia para cães e gatos: homeopet (www.homeopet.com.br) tem medicamentos bem interessantes. Eu usei o displasia e gerou um o meu resultado fantástico no meu cão!!

              Unknown disse...

              Existe homeopatia para cães e gatos: homeopet (www.homeopet.com.br) tem medicamentos bem interessantes. Eu usei o displasia e gerou um o meu resultado fantástico no meu cão!!