domingo, 4 de março de 2007

História da Homeopatia


A história da Homeopatia tem início com Christian Frederick Samuel Hahnemann (1755-1843), menino de origem humilde, nascido em Meissen – Alemanha, conseguiu se formar em medicina na cidade de Leipzig. Dedicou-se ao tratamento de doentes com a certeza de que aquela era a sua vocação. No entanto, por mais que fizesse a coisa certa, por várias vezes Hahnemann sentia o gosto do fracasso, não por incapacidade, mas porque os métodos usados na época eram bastante primitivos e sem embasamento científico. Assim acaba por abandonar a medicina em 1787 e passa a viver de traduções de obras científicas. Então, em 1790, estava traduzindo o livro “Matéria Médica”, de um conceituado médico escocês, Dr. Cullen quando leu que este médico tinha sucesso ao tratar a malária com cascas de quina. Ora, a malária tem como principal característica uma febre alta de “queimação”. O próprio Hahnemann já havia passado por esta situação e o que conseguira fora uma gastrite. Porém, conhecendo a seriedade do Dr. Cullen, Hahnemann quis experimentar novamente a planta e mais uma vez observou a ardência no estômago. Imediatamente concluiu: “substâncias que provocam uma espécie de febre cortam as diversas variedades de febre intermitente” ou seja, “a febre cura a febre”. Esta idéia não era novidade para Hahnemann, pois já havia visto algo parecido citado por Hipócrates, como o Princípio da Similitude, onde se curava “o mal com o mal”. Porém foi Samuel Hahnemann que desenvolveu esta idéia na prática, passando a experimentar ele mesmo e alguns de seus amigos e familiares, as mais variadas substâncias das quais foram observados e anotados todos os efeitos produzidos no organismo. Mais tarde deu início ao seu método aplicando aquelas substâncias em doentes que apresentaram os mesmos sinais estudados. Com enorme sucesso na nova prática médica que chamou de Homeopatia – que significa semelhante à doença. Unindo seus conhecimentos referentes à medicina, ao resultado dessa sua experiência acima, Hahnemann formulou os princípios da Homeopatia (Eizayaga, 1992).
Fonte: Homeopatia e Você

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb trato artrose e artrite há anos com homeopatia e apesar de não fazer desaparecer os calos ósseos que se formaram antes do tratamento, não progrediram, e não sinto mais dores nas juntas dos dedos das mãos.
Homeopatia é uma maravilha e poucos acreditam, infelizmente

LIA

Arte Em Cena disse...

Há anos uso a homeopatia pra diversas situações. normalmente consulto na Soc Espirita Kasdecista. tenho tido sucessos com esses remedios. infelizmente alguns não creem no poder desse tratamento. exige um pouco de pacienciae tem horarios mto pertos um do outro. no meu caso de 1 em 1 hr. as vezes de 2 em 2 hrs. mas estou satisfeita com os resultados.
parabens pelo blog e mto sucesso em sua jornada.